Chás e ErvasEfeitos Colaterais

Chá de Hibisco Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais Chá de Hibisco

A medicina alternativa de chás de ervas e flores é cada vez mais presente em nosso cotidiano, difundida por ser mais segura e benéfica, utilizada para tratar pequenos incômodos e melhorar a saúde de uma maneira geral. Dentre as figuras mais conhecidas deste tipo de tratamento está o Chá de Hibisco, uma infusão popular por ter diversos benefícios.

O que é? E para que serve?

O Chá de Hibisco consiste em uma infusão feita a partir do cálice da flor de hibisco e figura entre as bebidas mais queridas por quem quer perder peso, famoso por ser um antioxidante natural, o chá possui efeito de diminuir a quantidade de gordura corporal, até mesmo em locais como abdômen e quadris.

O cálice da flor, utilizado na preparação do chá é rico em vitamina B2 que melhora a saúde da pele, cabelos e ossos, e também em vitamina B1, juntas essas substancias auxiliam o organismo na captação de energia, acelerando a metabolização de oxigênio e glicose.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser bastante benéfico, o chá de hibisco, assim como outras plantas, se consumido em excesso pode ser tóxico, o que faz com que seja necessário consumi-lo em pequenas doses.

Dentre os efeitos colaterais do Chá de Hibisco o principal é a desidratação, uma vez que o produto tem efeito diurético se tomado em excesso pode gerar a liberação de eletrólitos na urina, elementos importantes para o funcionamento do organismo como potássio, sódio, cálcio e magnésio. Essa perda de nutrientes pode gerar dores de cabeça, tontura, perca de foco e concentração, escurecimento da visão, sensação de fraqueza e até desmaios.

O consumo deste chá interfere nos níveis hormonais de estrogênio no corpo, e por isso pode ser extremamente perigoso para mulheres em período fértil, uma vez que inibe a ovulação e pode levar a infertilidade transitória. Sintomas de TPM podem ser agravados com o consumo elevado de Chá de Hibisco.

Excessos da bebida podem gerar vasodilatação, ou seja, expansão dos vasos sanguíneos, fator que diminui a pressão arterial e pode acarretar em problemas cardíacos. O consumo do chá também aumenta os índices de açúcar no sangue, mais um motivo para que seja consumido com moderação.

Contraindicações

Mulheres grávidas e em período de amamentação devem evitar o consumo de Chá de Hibisco, pois estudos confirmaram a atuação da bebida em más formações congênitas e até mutações dos bebês. O chá é contraindicado para pessoas que sofram de diabetes, pressão alta ou baixa.

Chá de Hibisco Efeitos Colaterais
5 (100%) 3 votes
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close