AnticoncepcionaisEfeitos Colaterais

Ciclo 21 Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais do Ciclo 21

Efeitos Colaterais Ciclo 21

O advento das pílulas anticoncepcionais marcou a sociedade como um fator de liberdade feminina para escolher se quer ou não engravidar, além de se mostrar um método bastante eficiente de regulação do ciclo menstrual. O Ciclo 21 é um dos anticoncepcionais mais consumidos pelas brasileiras, muito provavelmente pelo baixo custo e disponibilidade no Sistema único de saúde (SUS).

O que é? E para que serve

O Ciclo 21 é uma fórmula de pílula anticoncepcional que leva doses de Levonorgestrel e Etinilestradiol, utilizado para evitar a gravidez e regular o ciclo menstrual.

Seu uso deve ser feito diariamente, no mesmo horário, tendo uma pausa de 7 dias no fim de cada cartela onde ocorre a menstruação. Sua eficácia é bastante alta quando consumido da maneira correta.

Efeitos Colaterais do Ciclo 21

 

  1. Por ser fabricado à base de hormônios, o Ciclo 21 pode acarretar uma série de efeitos colaterais, sendo os mais comuns enjoos, náuseas, vômito, diarreia, diminuição do fluxo menstrual e dores de cabeça.
  2. Infecções vaginais como a candidíase também são comuns com o uso de Ciclo 21, por isso é preciso se atentar à higienização da área. Aparecimento de acne, sensibilidade nas mamas, retenção líquida, sangramento fora do ciclo menstrual e alterações no peso também são normais.
  3. Alguns efeitos colaterais raros de Ciclo 21 incluem dismenorreia (menstruação dolorosa), melasmas (surgimento de manchas escuras na pele), aumento da pressão arterial e dos níveis de lipídios no sangue, icterícias, cólicas abdominais, eritema multiforme renal e urinário.
  4. O uso de anticoncepcionais aumenta o risco de desenvolver quadros de câncer de mama, e eventos tromboembólicos e trombóticos arteriais como infarto no miocárdio e acidente vascular cerebral. Além de problemas de visão, intolerância a lentes de contato, depressão, trombose e coagulação sanguínea.

Contraindicações do Ciclo 21

O uso de Ciclo 21 não é indicado para gestantes, lactantes, mulheres que apresentem hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, que tenham histórico de coágulos nas veias ou rompimento de vasos sanguíneos. Pacientes com pressão alta, distúrbios trombogênicos, câncer, diabetes, doenças hepáticas e fumantes não devem fazer uso do medicamento.

Ciclo 21 Efeitos Colaterais
5 (100%) 1 vote
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close