Efeitos Colaterais

Diazepam Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais Diazepam

O que é? E para que serve?

O Diazepam é um medicamento do grupo das benzodiazepinas, possui propriedades ansiolíticas, sedativas e anticonvulcionantes. É indicado para tratar sintomas associados com a síndrome da ansiedade, sintomas de abstinência de álcool, espasmos musculares, transtorno do pânico, tremores e epilepsia; seu uso também é indicado em pequenas intervenções cirúrgicas como sedativo leve.

Sua atuação no organismo se dá através do aumento da ação do ácido gama animobutírico no cérebro, proporcionando assim seu efeito terapêutico tranquilizante.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns de Diazepam geralmente estão relacionados à dose administrada, e podem incluir: cansaço, sonolência e relaxamento muscular. É frequente a presença de sintomas como confusão mental, náuseas, boca seca, tontura, depressão, cefaleia, hipotensão, aumento ou diminuição da libido.

Alguns efeitos colaterais comuns que exigem atenção médica são: variações nos batimentos cardíacos, amnésia, parada cardíaca, incontinência urinaria, fala enrolada e desenvolvimento de icterícia (amarelamento da pele e dos olhos).

O uso de Diazepam pode desencadear reações paradoxais, como excitação aguda, sonolência, insônia, ansiedade e alucinações. Ao apresentar esses sintomas o paciente deve suspender o uso do medicamento e procurar auxílio médico.

A injeção intravenosa do medicamento pode ter como efeitos colaterais trombose venosa, irritação local, edema, alterações vasculares e dor local; o medicamento não deve ser injetado em veias de pequeno calibre. É comum com a administração de Diazepam haver alterações em exames laboratoriais para avaliar o funcionamento do fígado. A ingestão indiscriminada do medicamento pode levar à dependência.

Contraindicações

O uso de Diazepam não é indicado para pacientes com sensibilidade aos benzodiazepinicos, que sofram de glaucoma de ângulo, ou que sejam dependentes de outras drogas que não o álcool.

Em casos de problemas cardíacos fica a critério médico se os benefícios do medicamento podem ou não superar seus riscos, o mesmo se aplica a pacientes com problemas respiratórios.

Diazepam Efeitos Colaterais
5 (100%) 4 votes
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close