DrogasEfeitos Colaterais

Maconha Efeitos Colaterais

Descubra os Efeitos Colaterais da Maconha

O Que é a Maconha?

Maconha é o nome dado à droga entorpecente preparada com os ramos, folhas e flores do Cânhamo indiano, em especial da Cannabis Sativa. A substância é uma droga ilícita de caráter alucinógeno, que distorce a maneira como o usuário percebe a realidade.

O uso da maconha geralmente é feito através do fumo da droga na forma de cigarros ou em cachimbos. Ao inalar a fumaça o principal ativo da droga tetrahidrocanabinol (THC) chega aos pulmões e assim atinge os alvéolos, indo em seguida para a corrente sanguínea, chegando até o cérebro, onde causa sentimentos de relaxamento, sensação de leveza e alteração dos sentidos.

Ainda há dúvida entre os pesquisadores se há ou não uma dependência de maconha, já que são raros os casos apresentados, e, considerando a existência de tal fenômeno os sintomas apresentados são consideravelmente mais amenos do que o de outras drogas.

Efeitos Colaterais da Maconha

Os efeitos colaterais da maconha irão variar de acordo com a quantidade utilizada, o ambiente e condições emocionais do usuário. A quantidade de THC ingerida também influencia na característica dos efeitos causados pela droga.

  1. A maconha causa, de maneira geral, uma diminuição das atividades motoras, fazendo com que o sujeito tenha uma certa letargia e sonolência. Contudo, doses grandes de THC podem proporcionar o efeito contrário, e o usuário passa a apresentar ataques de euforia.
  2. O uso da droga aumenta ainda a frequência cardíaca do sujeito, sendo bastante perigosa em pessoas que já apresentem transtornos de pânico ou ansiedade, piorando estes quadros. Outro efeito bastante comum é um grande aumento do apetite, além de queda da temperatura corporal, boca seca e olhos avermelhados.
  3. Muitos componentes presentes no tabaco também estão na maconha, o que torna a droga prejudicial ao pulmão, entretanto estudos mostram que o cigarro trás cerca de 2x mais prejuízo às funções pulmonares. A memória de curto prazo também é afetada pelo uso da droga, os efeitos costumam passar depois de 28 dias sem uso da substância.
  4. A longo prazo o uso da maconha pode trazer prejuízos à libido, diminuir a imunidade, além de aumentar a probabilidade de ocorrência de distúrbios psíquicos.

 

Maconha Efeitos Colaterais
Avalie o Artigo
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close