Efeitos ColateraisHábitos e Atividades

Parar de Fumar Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais de Parar de Fumar

Os malefícios do tabaco são bem conhecidos por toda a população, e vão muito além de mau cheiro e amarelamento dos dentes. Vários tipos de câncer e outros problemas graves tem a probabilidade de ocorrência aumentada pelo tabagismo, por isso fica claro para todos que parar de fumar é benéfico para a saúde, entretanto, não é assim tão simples, pois a abstinência de nicotina causa uma série de efeitos colaterais no organismo.

Por que é tão difícil parar de fumar?

A nicotina é o principal ator no caso de vícios em tabaco. Quando o sujeito fuma a substância é rapidamente absorvida pelos pulmões, cai na circulação e logo chega ao cérebro. Chegando ao Sistema Nervoso Central a nicotina se liga a receptores neuronais lhes dando uma falsa sensação de prazer.

Com o fumo recorrente os neurônios acabam se viciando na nicotina e ao sentirem seus receptores vazios dela, estimulam o centro de busca por prazer e esta busca só cessará quando a ação motivadora deixar de ser uma fonte de prazer. Ou seja, quando os neurônios adquirem o vício em nicotina, a vontade de fumar não para até que eles se habituem a funcionar novamente sem a substância.

A falta de nicotina faz com que os neurônios do centro de busca se utilizem de ferramentas que façam o sujeito repetir o comportamento desejado, e neste caso, a ferramenta mais utilizada pelo sistema nervoso é a ansiedade. Para o viciado é necessário fumar, não importam as outras coisas, ele precisa fumar para poder se acalmar.

Efeitos Colaterais

Várias pessoas decidem parar de fumar, e decidem isso diversas vezes, mas não é com tanta frequência assim que de fato param. O principal efeito colateral de para de fumar é a abstinência de nicotina, que traz consigo diversos sintomas.

Ao parar de fumar, o indivíduo começa a sentir os efeitos colaterais nas primeiras 12 horas, e tem seu auge durante as primeiras 48 horas sem nicotina. Alguns sintomas são mais físicos como a mudança no transito intestinal, sensação de cansaço, sudorese, tremores, dores corporais, tosse e corrimento nasal.

Entretanto, o que mais faz as pessoas voltarem a fumar são os efeitos psicológicos da abstinência, tristeza, irritabilidade, dificuldade na resolução de problemas, e o principal fator: a ansiedade.

Outros fatores comumente relacionados a parar de fumar, na verdade estão ligados à ansiedade. Aperto no peito é um destes fatores, junto com o aumento de peso, por estar ansiosa a pessoa passa a comer mais, e geralmente consome alimentos que lhes dão mais prazer, como chocolate e fast food.

A partir do terceiro dia sem cigarro as crises de abstinência tendem a diminuir, e assim acontece gradativamente ao longo dos dias. Com o passar do tempo o desejo por cigarros diminui e tende a desaparecer cada vez mais depressa.

Parar de Fumar Efeitos Colaterais
5 (100%) 3 votes
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close