Efeitos ColateraisTratamentos

Radioterapia Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais da Radioterapia

O câncer é uma doença que assola toda a população mundial, seja homem, mulher, adulto, criança ou idoso, as chances de você ser diagnosticado com tal doença parecem aumentar a cada dia. Porém nessa mesma perspectiva aumentam os tipos de tratamentos para a melhora do quadro clinico destes pacientes, e uma maneira que vem sendo muito difundida é a radioterapia.

O que é? E para que serve?

A radioterapia é uma forma de tratamento utilizado para destruir células tumorais com a utilização de feixes de radiação ionizante. Uma dose previamente calculada de radiação é aplicada por certo tempo em um volume de tecido que engloba o tumor, buscando eliminar todas as células tumorais com o menor dano possível às células normais próximas à área.

Atualmente a técnica vem sendo utilizada tanto em doenças benignas – acúmulos de células que não são cancerosas- quanto malignas – acúmulo de células cancerosas- de forma exclusiva ou em conjunto com cirurgia e quimioterapia, sua ação pode resultar na eliminação do tumor, uma melhora na qualidade de vida e aumento das taxas de sobrevida do paciente.

Efeitos colaterais

A maior parte dos efeitos colaterais da Radioterapia depende da área que está sendo tratada. Quando administrada no abdome ou na região pélvica pode causar náuseas e vômitos durante o tratamento ou por um curto período de tempo após o fim deste; a diarreia também é bastante comum nestes casos, podendo durar até algumas semanas após o fim do tratamento.

A queda de cabelo é comum quando a Radioterapia é aplicada na cabeça ou pescoço, uma diferença entre esse tratamento e a quimioterapia é que neste caso só há queda de cabelo no local tratado, porém o efeito pode vir a ser permanente dependendo da quantidade de sessões.

A radioterapia do tórax, especificamente na região do esôfago, pode causar um desconforto temporário quanto à deglutição. A pele da região do corpo onde o tratamento é feito geralmente fica escura e irritada e requer cuidados como o uso de protetor solar, sendo necessário também evitar nestas áreas o uso de cremes e perfumes, bem como de roupas apertadas.

O tratamento com radioterapia tem como efeito colateral a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, o que pode levar a um quadro de anemia, nestes casos é necessário que o paciente passe por uma transfusão de sangue. Fadiga e sintomas de gripe como dores de cabeça e nas articulações também são comuns, em caso de febre procure um médico imediatamente.

Radioterapia Efeitos Colaterais
5 (100%) 2 votes
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

2 thoughts on “Radioterapia Efeitos Colaterais”

  1. Boa tarde. Conheço um paciente que perdeu os cabelos quando fez radio na cabeça, 10 aplicações e 33 no tórax. Queimaduras, irritação da pele, dificuldades pra engolir. Mas agora esta perdendo a memória, confusão mental. E perdendo os movimentos das pernas, dificuldade pra caminhar. Muito difícil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close