Efeitos Colaterais

Ritalina Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais da Ritalina

A Ritalina é o medicamento mais comum para tratar o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, distúrbio comum que atinge cerca de 5% da população, principalmente crianças no início da vida escolar.

Especialistas acreditam que a explosão do uso de Ritalina se dá muito por diagnósticos precipitados, e até mesmo errôneos do TDAH, fator muito preocupante, uma vez que esse remédio não tem efeitos curativos, mas apenas de controle, e se torna desnecessário quando outros meios menos invasivos e com menos efeitos colaterais podem ser usados.

Efeitos Colaterais

O principal efeito da Ritalina é o hiper foco, que faz com que o paciente fique focado na atividade que está desempenhando, esse fator traz como efeito colateral problemas na socialização, com o hiper foco a maioria das pessoas se sentem irritada ao serem interrompidas durante a execução da atividade na qual está focado.

A Ritalina é uma substancia psicoestimulante e por isso pode maximizar qualquer tipo de compulsão, como gastos exagerados, passar horas jogando, ou mexendo no celular. Um dos efeitos colaterais mais frequentes é a interferência na sexualidade, por vezes a ereção masculina pode ser prejudicada, mas geralmente o que ocorre é um aumento desenfreado na atividade sexual, que pode levar a extremos como sadomasoquismo, e sexo compulsivo e desprotegido.

Os maiores consumidores da Ritalina são crianças, com o objetivo de que o medicamento lhes ajude na concentração durante o período escolar, porém este fármaco as deixa com menos apetite, e por isso problemas de crescimento também são tidos como efeitos colaterais; a criança deve ter acompanhamento de um endocrinologista e de um pediatra, além do psiquiatra que receitou a Ritalina.

Ademais, os efeitos colaterais mais comuns no uso da Ritalina são insônia, dores de cabeça, aperto no peito, taquicardia, tremores, boca seca e aumento da ansiedade. Podem ocorrer dificuldades em relaxar, mesmo após o efeito do medicamento ter passado.

O uso da Ritalina é contraindicado para pessoas que possuem problemas cardíacos, pressão alta e problemas circulatórios. Pacientes que possuem histórico pessoal ou familiar de doenças mentais, crises psicóticas, depressão ou tentativa de suicídio não devem fazer o uso deste medicamento.

Ritalina Efeitos Colaterais
5 (100%) 1 vote
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close