Efeitos Colaterais

Sinvastatina Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais Sinvastatina

O colesterol alto, além de ser por si só um problema para a saúde de quem o possui, constitui também um forte fator de risco para o desenvolvimento de doença coronariana e demais problemas cardiovasculares. Diante de tal fato se torna importantíssimo combater este quadro, e em vários casos, uma dieta saudável e exercícios físicos não são suficientes, sendo necessário o auxilio de medicamentos como a Sinvastatina, responsável pela redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea.

O que é? E para que serve?

A Sinvastatina é um medicamento que visa melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos de doenças cardíacas através da diminuição do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, e dos níveis de triglicérides.

Este medicamento propicia também o aumento do colesterol bom, ou HDL, além de reduzir dores no peito, riscos de infarto do miocárdio e melhorar o fluxo sanguíneo. O tratamento com Sinvastatina é benéfico ainda na prevenção e diminuição da progressão de aterosclerose.

A atuação da Sinvastatina se dá diretamente na produção do colesterol no fígado, removendo parte do colesterol ruim da corrente sanguínea. É importante associar ao tratamento uma dieta balanceada, para controlar a quantidade de gordura ingerida.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser considerado um medicamento bem aceito pela maior parte dos pacientes, a Sinvastatina, como qualquer outro fármaco, apresenta efeitos colaterais indesejáveis.

O fígado é o órgão mais afetado pelo medicamento, portanto complicações hepáticas estão entre os efeitos colaterais. É imprescindível a procura de um médico caso o paciente apresente os seguintes sintomas: perda de apetite, sensação de cansaço e fraqueza, dor abdominal. amarelamento da pele e da parte branca dos olhos e urina escura.

Dores musculares também merecem atenção médica, pois em alguns casos pode haver rompimentos musculares e em decorrência problemas renais. Reações alérgicas figuram entre os efeitos colaterais incomuns, e podem se manifestar através de inchaço na língua, garganta e face, erupção cutânea, inflamação nas articulações e aparecimento de hematomas.

Dentre os efeitos colaterais raros da Sinvastatina estão dores de cabeça, tontura, confusão mental, náuseas, diarreia, baixa contagem de glóbulos vermelhos no sangue, sensação de formigamento, dormência de braços e pernas, insônia, disfunção erétil, problemas respiratórios e depressão.

Contraindicações

O uso de Sinvastatina é contraindicado para gestantes e lactantes, pois pode causar má formação ao bebê; idosos e crianças não devem ingerir o medicamento, assim como pessoas com altos níveis de consumo de bebidas alcóolicas, ou que possuam doenças hepáticas. É importante avisar o médico se estiver fazendo tratamento com outros medicamentos, pois ambos podem interagir de forma negativa interferindo em seu funcionamento.

 

Sinvastatina Efeitos Colaterais
5 (100%) 1 vote
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close