AntidepressivosEfeitos Colaterais

Venlafaxina Efeitos Colaterais

Efeitos Colaterais Venlafaxina

Depressão, ansiedade e estresse são palavras cada vez mais presentes nas conversas, e vidas dos brasileiros; e diante disso, o número de pacientes que fazem uso de medicamentos que visam atenuar os sintomas destes transtornos tem aumentado num ritmo acelerado. Dentre estes fármacos está a Venlafaxina que vem sendo bastante utilizada no tratamento de transtornos mentais.

O que é? E para que serve?

A Venlafaxina é um medicamento utilizado no tratamento de transtornos mentais leves como depressão, ansiedade, estresse, fobia social e síndrome do pânico, atuando tanto na primeira ocorrência da doença, como em possíveis recaídas. Seu funcionamento se dá na manutenção do nível de alguns neurotransmissores, como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, inibindo a recaptação neural dos mesmos.

Efeitos Colaterais

Dentre os principais efeitos colaterais da Venlafaxina encontra-se a perda de peso, que em casos mais sérios pode levar a anorexia; ativação de casos de mania ou hipomania, midríase e convulsões, principalmente em caso de dosagens maiores. A ideação suicida e homicida aumenta em muitos casos de uso de Venlafaxina, sendo mais observada em adolescentes e jovens adultos, portanto, deve-se dar maior atenção à essa população. Alterações na libido também podem ocorrer com a administração deste medicamento, assim como impotência e dificuldade par atingir o orgasmo.

Náuseas, vômito, diarreia, boca seca e sudorese são efeitos colaterais comuns e que não geram grandes problemas à saúde do paciente, entretanto casos de tremores, aceleração do batimento cardíaco, tonturas e reações alérgicas como erupções e vermelhidão na pele são sinais de que um médico deve ser consultado. Os efeitos mais severos da Venlafaxina, que exigem consulta médica imediata são: dificuldades para respirar, aperto no peito, agitação, alucinações, perda da coordenação motora, desmaios, fala arrastada, fraqueza severa e rigidez muscular.

Contraindicações

O uso de Venlafaxina não é indicado em casos de insuficiência renal grave, insuficiência hepática, hipersensibilidade a Venlafaxina, gravidez, lactação e em pacientes que já façam o uso de medicamentos inibidores da MAO. Durante o tratamento com Venlafaxina é recomendado o uso de métodos contraceptivos confiáveis, pois o medicamento pode alterar o funcionamento de anticoncepcionais. Pacientes que apresentam glaucoma, hipertensão e insuficiência cardíaca devem evitar tratamentos com este medicamento.

Venlafaxina Efeitos Colaterais
5 (100%) 12 votes
Compartilhe Com Seus Amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Tags

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Close
Close