Abraxane: efeitos colaterais

Princípio ativo: Paclitaxel

São efeitos colaterais do medicamento Abraxane:

  • Redução do número de células sanguíneas. Abraxane® pode causar uma diminuição grave do número de glóbulos brancos que combatem as infecções bacterianas e plaquetas (importantes para a coagulação do sangue e para controlar sangramentos). O seu médico fará o controle do seu número de células sanguíneas durante e após a interrupção do tratamento com Abraxane®.
  • Dormência, formigamento, dor ou fraqueza nas mãos ou pés (neuropatia).
  • Infecção grave (sepse). Se você receber Abraxane® em combinação com gencitabina, as infecções podem ser graves e levar à morte. Informe o seu médico imediatamente se você tiver febre (temperatura acima de 38ºC) ou apresentar sinais de infecção.
  • Dificuldade para respirar e problemas no pulmão. Se você receber Abraxane® em combinação com gencitabina, essas reações podem ser graves e levar à morte. Informe o seu médico imediatamente se você começar a ter tosse seca repentina ou falta de ar.
  • Reações alérgicas, as quais podem ser graves e levar à morte.

As reações indesejadas mais comuns de Abraxane® incluem:

  • Perda de cabelo, dormência, formigamento, dor ou fraqueza nas mãos ou pés, batimento cardíaco desregulado, cansaço, dor nas juntas e músculos, alterações nos seus exames do fígado, inflamação da pele, anemia, enjoo e vômitos, infecções, diarreia, desidratação e inchaço nas mãos e nos pés.

Dados pós-comercialização indicaram a ocorrência da síndrome de lise tumoral (SLT). A SLT é causada pelo rompimento rápido das células cancerosas. A SLT pode causar insuficiência renal e necessidade de diálise, ritmo cardíaco anormal, convulsão e às vezes morte. Seu médico pode fazer exames de sangue para verificar se você tem SLT.

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original (Registro Ministério da Saúde nº 1257600330011, Fabricante: United Medical)

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos – VIGIMED da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Este site tem finalidade educativa e não substitui a orientação de um profissional de saúde.

Editorial, efeitoscolaterais.com