Curcuma Longa Efeitos Colaterais

0
7

A culinária está repleta de especiarias e temperos responsáveis por dar cores e sabores especiais às comidas. E além de tal deleite, comumente são benéficas à saúde de quem as consome.

O que é? E para que serve?

A Curcuma Longa é uma raiz semelhante ao gengibre, encontrada na Ásia, muito comum na culinária indiana; possui sabor picante e amargo muito característico, e uma fragrância suave que lembra laranja.

A raiz pode ser consumida fresca ou como um extrato preparado após a fervura dos rizomas, depois de moída a Curcuma é utilizada como tempero culinário e corante de alimentos e tecidos.

Os benefícios conhecidos da Curcuma consistem em seu caráter anti-inflamatório, que auxilia no tratamento de doenças como artrites e tendinites, além de ser conhecida como um excelente purificador sanguíneo, sendo útil no controle dos níveis de colesterol. A raiz é também, excelente fonte e ferro, vitamina B6, fibras e potássio.

Efeitos Colaterais Curcuma Longa

Estudos revelam que a Curcuma não possui grandes efeitos colaterais, contudo se consumida em excesso pode trazer danos e desconfortos ao organismo, devido a possíveis intoxicações.

Dentre os efeitos colaterais do consumo da Curcuma estão:

  • Inchaço;
  • Refluxo ácido;
  • Flatulência;
  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Cefaleia;
  • Erupções cutâneas;
  • Dores estomacais;

Em casos mais severos o consumo da raiz pode causar aumento no trabalho do fígado, o que pode levar à complicações hepáticas, contrações na vesícula biliar, contrações uterinas, aumento do fluxo menstrual, retardo na coagulação sanguínea, diminuição drástica dos níveis glicêmicos e hipotensão (pressão arterial baixa).

Contraindicações Curcuma Longa

O consumo de Curcuma Longa é contraindicado para gestantes, pois as contrações causadas pela raiz podem causar sangramentos e aborto espontâneo. Pacientes diabéticos e pessoas que façam uso de medicamentos anticoagulantes, anti-inflamatórios e suplementos alimentares não devem ingerir a raiz, bem como pessoas que estejam em processo de quimioterapia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here