Hidroclorotiazida Efeitos Colaterais

0
19

Problemas cardíacos, especialmente relacionados à hipertensão são comuns entre os brasileiros, que passam a fazer uso de medicamentos que visam controlar o problema, sendo um destes fármacos a Hidroclorotiazida.

O que é? E para que serve?

A Hidroclorotiazida é um medicamento diurético que atua no funcionamento dos rins, visando aumentar a produção de urina para eliminar o excesso de sódio do organismo.

Este medicamento pode ainda ser administrado para o tratamento de edemas resultantes de cirrose hepática, insuficiência cardíaca congestiva ou terapias nas quais foram utilizados hormônios; pode também ser benéfico em demais casos de disfunção renal.

O funcionamento da Hidroclorotiazida consiste em eliminar o sódio (sal) do organismo através da urina, para tanto o corpo libera mais líquidos junto com o sódio para compor a urina, uma vez que não é possível urinar sal, e assim diminui a quantidade de líquido no organismo e o volume sanguíneo, o que faz com que a pressão arterial diminua.

Efeitos Colaterais

Dentre os efeitos colaterais da Hidroclorotiazida podemos citar:

  • redução dos níveis de potássio no organismo, o que pode causar vômitos, náuseas, tonturas e sensação de fraqueza.
  • Elevação dos níveis de cálcio, ácido úrico e colesterol.
  • O uso deste medicamento pode favorecer ataques de gota, portanto é importante prestar atenção em possíveis dores nas articulações.
  • Distúrbios como anorexia também podem aparecer com o uso de Hidroclorotiazida. Os efeitos colaterais mais comuns incluem constipação, cefaleia, sonolência, e espasmos musculares.
  • Não é incomum que a administração deste fármaco cause sensibilidade à luz solar, vertigens e aumento considerável do volume de urina. Reações alérgicas como urticária, vermelhidão, erupção cutânea e reações anafiláticas também podem aparecer.
  • Durante tratamento com a Hidroclorotiazida exames de sangue podem ter seu resultado alterado.

Contraindicações

O uso de Hidroclorotiazida é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças e pessoas que possuam hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este fármaco pode interagir com outros medicamentos, principalmente nos usados no tratamento para diabetes. Efeitos de antibióticos também podem ser reduzidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here